DETETIVE PARTICULAR
Igrejinha RS


Some image

Detetive Particular em Igrejinha RS - FoxHound Investigação

Título: Detetive Particular em Igrejinha Rio Grande do Sul
Criado em 06/06/2021- Publicado em - Atualizado em 13/01/2023
IS2 Sistemas de Informação
IS2 Sistemas de Informação

Ao Precisar de um Detetive Particular em Igrejinha, saiba que você terá uma investigação realizada por profissionais com fornação específica da área e com experiência de vários anos na área.


Nossos Detetives atuam em Igrejinha e em todo Rio Grande do Sul com os melhores recursos tecnológicos e técnicas avançadas para a geração de provas. Atendimento em Igrejinha - Rio Grande do Sul - Capital e Interior


A Foxhoound Detetive Igrejinha RS oferece Investigação Conjugal, Empresarial, Localização de Desaparecidos, Rastreamento GPS e outros serviços. Atua em Rio Grande do Sul (capital e interior).


A Foxhoound Detetive Igrejinha RS , além de possuir equipe de Detetives Particulares treinados, capacitados e especializados, conta também com equipamentos de espionagem e investigação modernos, de alta tecnologia, que permitem a realização de um serviço de qualidade e confiabilidade, proporcionando segurança e precisão aos nossos clientes.


Nossos Serviços de Investigação são diferenciados, voltados para trazer aos nossos clientes satisfação completa, com a solução do problema e o esclarecimento total. Por isto, oferecemos Garantia em Contrato, Orçamento sem Compromisso e Pagamento Facilitado.


Entre em contato agora mesmo 51 98203-8107 e fale com um Detetive Particular ou Investigador da Foxhoound Investigações em Igrejinha RS. Temos certeza de que você se surpreenderá com a qualidade dos serviços de nossos detetives e encontrará a solução definitiva para o problema que lhe angustia.


Foxhound Serviços de Investigação em Igrejinha RS


Oferecemos serviços de Detetive Particular especializado para cada área: Investigação Conjugal, Localização de Desaparecidos, Filmagem Oculta de Pessoas, Funcionários ou Empregados Domésticos e Babás com microcâmera escondida, Acompanhamento de Pessoas e Veículos via GPS (rastreamento por satélite). CONTINUE LENDO

Detetive Particular Perto de Mim em Igrejinha RS

Você está procurando um detetive particular perto de você na cidade de Igrejinha RS? Conheça então a Foxhound Investigações.

Serviço Busca de Pessoas (Informações de Terceiros) em Igrejinha RS

O levantamento de dados é essencial na investigação particular e desempenha um papel crítico no trabalho de uma investigação. Como uma ferramenta valiosa, a pesquisa de registros ajuda os investigadores particulares a obter mais informações e uma imagem mais clara do indivíduo ou da situação que estão investigando.


Procurar pessoas físicas ou procurar por pessoas jurídicas com confirmação de telefone, endereço, CEP, bairro, município, estado, país. Pesquisas realizadas em Bancos, Consulados, Cartórios, Embaixadas, Registros de Imóveis, Internet, Juntas Comerciais, Associações Comerciais, Ministério da Marinha (Capitania dos Portos), Ministério da Aeronáutica (DAC - Departamento de Aviação Civil), Ministério da Fazenda (CPF - Cadastro de Pessoas Físicas / CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), conta de energia elétrica, conta de água, conta de gás, assinante de telefone convencional e de telefonia móvel, Conselhos e Ordens profissionais, DETRAN, CIRETRAN, INCRA, Secretaria de Segurança Pública e outros meio de informação, através do nosso cadastro.


Some image

Serviço de Investigação Conjugal em Igrejinha RS

Os relacionamentos familiares não são fáceis. Em tempos tão conturbados, tornou-se ainda mais complicado manter uma família unida. Seja por problemas conjugais, ou até o comportamento diferente dos filhos, buscar saber o que está realmente acontecendo é desejo de todos. É nesse contexto que trabalha o detetive particular familiar. Esse profissional deve conhecer os pontos mais importantes do Direito Familiar, por exemplo. Ter experiência em investigações do gênero é fundamental, pois muitas vezes precisará de tato para anunciar a notícia negativa.


A investigação conjugal surge da desconfiança do cônjuge, que, para acabar a sua dúvida, contrata um detetive particular conjugal.


Existem investigações em que se conclui a inexistência de adultério, e, portanto, o cônjuge recebe a notíca de alívio do detetive particular. Há outras investigações de caso de adultério, porém, em que o desfecho é diferente. Nas situações em que existe traição, o cônjuge, após receber as provas do detetive particular, toma as devidas medidas legais que lhe são convenientes.


Exemplos de investigação familiar

Investigação de adultério

cônjuge está lhe traindo

A investigação conjugal é um do serviços mais procurados nas agências de detetives particulares. Ciúmes, desconfianças, brigas entre os casais, separação, tudo isso faz com que a demanda por este tipo de serviço seja, infelizmente, cada vez mais recorrente.


Normalmente, a demanda atende mais mulheres do que homens, não por acaso. Dados da pesquisa Mosaico 2.0, conduzida pela psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, ouviu 3 mil brasileiros, em 2016, e mostrou que eles traem mais que elas: são 50,5% de homens que admitem terem sido infiéis em seus relacionamentos, contra 30,2% de mulheres.


Nos casos de infidelidade conjugal nossos detetives recolhem provas com fimagens, fotografias e gravações do ato de adutlério.


Investigação de infidelidade digital

As redes sociais e vários aplicativos, podem ser vilões para os relacionamentos. Certamente essas tecnologias possibilitam aos usuários estarem sempre conectados e conhecendo novas pessoas. Mas apesar de serem úteis para a comunicação e no trabalho, elas também podem servir como ambientes para flertadas e paqueras secretas.


Portanto, algumas pessoas casadas ou namorando mas não comprometidas com a relação, podem se sentir totalmente à vontade para cometer a chamada traição digital.


É neste cenário que, atualmente, surge os serviços de investigação traição digital. Aqueles que cometem traição digital descobrem novas formas de trair e de se esconder, novas técnicas e ferramentas de investigação são aprimoradas pelas agências de detetives particulares.


Investigação de Crianças e perigos virtuais

A Investigação Familiar pode ser uma solução para monitorar o que seu filho está fazendo na Internet. O avanço da tecnologia e as ferramentas desse mundo virtual trouxeram muitos benefícios para o ser humano, mas da mesma forma que ela é usada para o bem, também pode ser usada para o mal. E é nesse cenário que acontecem os bullyings ou até mesmo pedofilia. Sendo assim, todo cuidado é pouco ao ter consciência sobre o que seu filho está acessando, com quem está conversando e o assunto dessas conversas.


Investigação de Adolescentes e uso de drogas em Igrejinha RS

filho está usando drogas

Atualmente, é comum o número de notícias que envolvem álcool e drogas circulando em meio aos veículos de comunicação. Infelizmente, as principais vítimas são adolescentes. Esse fato gera preocupação para os pais ao pensarem na possibilidade de seus filhos estarem envolvidos com entorpecentes ou outras ações ilícitas.


Como funciona o trabalho desse tipo de detetive?

O trabalho do detetive particular conjugal é baseado na confidencialidade e na rigorosa apresentação de provas. O detetive quando conduz uma investigação desse nível não informará nada sem que haja provas. Para isso, utilizará os mais inovadores equipamentos de investigação. São escutas, câmeras ocultas, rastreadores etc., tudo para montar um relatório completo da pessoa que solicitou a investigação.


É um levantamento de provas sério, que preza levar a real situação, sem esconder nada do contratante. Usando o exemplo de famílias que desconfiam que seus adolescentes estão envolvidos com drogas, o detetive procura ser o mais ágil possível, para evitar qualquer eventual problema com a lei.


O que é “stalkear”?

Stalkear. O que significa essa expressão, afinal? Bem, a origem da palavra vem do inglês e significa “perseguidor”, mas também é traduzido como “ato de perseguir” = stalkear (adaptação ao português).


Além disso, essa classificação de comportamento não é atual. Ainda na década de 1980, a expressão referia-se as perseguições que as celebridades sofriam. Já no contexto atual, ela é utilizada principalmente a partir das redes sociais, que facilitou (e muito) essas ações escondidas.


Porém, o que nem todos sabem é que o seu significado denota alguém que pratica um ato abusivo. Sendo assim, tal atividade tem capacidade de virar um grande problema psicológico sem que a própria pessoa perceba.


o Detetive Ricardo Maio da Foxhound Investigações no vídeo abaixo ensina Como reconhecer um Stalker?



Some image

Serviço de Investigação de Sócios em Igrejinha RS

Administrar uma empresa não é nada fácil, o ambiente corporativo é repleto de desafios. Quando existem indícios de funcionários ou até mesmo sócios agindo de forma desleal em relação a empresa, uma investigação empresarial particular pode ser a chave para salvar o seu negócio.


O detetive particular investigará situações como fraudes, desvio de verbas, sonegações, venda de informações, assim como qualquer outra infração que posso prejudicar a empresa.


A Investigação de Sócios é muito utilizada por detetives profissionais quando há suspeita de uso de má fé para benefício próprio em uma empresa, seja ela praticada por um funcionário, sócio, concorrente ou cliente. Tais situações podem ser encobertas por um bom tempo e levar à interrupção do crescimento e até mesmo prejuízos financeiros na empresa. Contudo, os serviços oferecidos FoxHound Investigações podem ajudar a empresa a descobrir os desvios e fraudes a tempo de um projuízo maior para a empresa.


Para desvendar desvios de conduta e atos ilícitos praticados contra uma empresa, o investigador particular utiliza diversas ferramentas e técnicas para monitorar e acompanhar os sócios e os documentos da empresa. Após concluir a investigação, o detetive fornece a empresa um relatório sobre o caso com as provas obtidas, que podem ser utilizadas em casos de ações judiciais, decorrentes do problema.


Quando Contratar Detetive Particular para Investigação de Sócios

Os motivos que levam um empresário a solicitar uma investigação particular para empresas podem variar muito. A contratação do detetive particular pode acontecer quando há suspeita de atos ilícitos que possam prejudicar o crescimento da empresa e até mesmo prejudicá-la perante as autoridades. No geral, as principais situações que requerem uma investigação empresarial são: Fraudes; Extorsões; Concorrência desleal; Desvios de dinheiro ou de materiais da empresa; Furtos, que podem ser de informação ou de dinheiro; Má-fé de colaboradores, envolvendo ou não subornos; Chantagens, que podem ser realizadas por um funcionário ou cliente; Espionagem industrial, que acontece quando existem indícios de espionagem externa; Uso de informações confidenciais para benefício próprio por parte de sócios, funcionários, concorrentes ou clientes.



Some image

Serviço Levantamento de Dados - Dossiê em Igrejinha RS

O dossiê é a reunião de documentos que possam comprovar que algo ocorreu, que traz dados da vida das pessoas como cópias de documentos pessoais, certificados e diplomas, se for em relação a uma instituição, trará informações de cunho legal e administrativo. Basicamente é a reunião de provas e documentos relevantes para se comprovar algo.


O dossiê pessoa física compreende o levantamento da vida de uma determinada pessoa. O dossiê pode ser generalizado ou específico. Dossiê especifico é quando você quer saber sobre um determinado aspecto da vida desta pessoa, e generalizado abrange vários assuntos, como preferências sexuais, honestidade, locais onde trabalhou, tipos de amizades, temperamento, vida pregressa, etc.


O dossiê pessoa jurídica apresenta aspectos específicos sobre a empresa investigada. Se cumpre seus compromissos, se responde processos, se é um bom parceiro comercial, se está a beira de uma falência, se tem bons diretores, se estes diretores são confiáveis, etc.



Some image

Serviço de Localização de Pessoas e Animais Desaparecidos em Igrejinha RS

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, de 2007 a 2017, em um período de 10 anos, o número de pessoas desaparecidas chegou a 786 mil no Brasil. conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, só em 2018, foram 82.094 casos. Dessa forma, é estimado que pelo menos oito pessoas desaparecem por hora no país. Este é um fato terrível, afinal significa que tem gente desaparecendo o tempo todo. Nestes casos, apesar da polícia ter um papel essencial, contratar um detetive particular para efetuar uma investigação pode ser crucial para que a pessoa seja encontrada mais rapidamente.


Fazer esse trabalho por conta própria não é recomendado, pois pode ser um período muito estressante e parecer uma tarefa longa e quase impraticável. Por isso, as investigações de pessoas desaparecidas e de localização conduzidas pelo detetive são uma excelente alternativa para encontrar alguém, localizar seu paradeiro ou simplesmente descobrir as suas informações de contato.


Localização de pessoas e animais desaparecidas é um dos casos com maior angústia por parte do cliente. Especialmente quando a pessoa desaparecida é um ente querido ou é um animal de estimação desaparecido. Quem já teve um membro da família ou a si próprio envolvido sabe muito bem como funciona. Por isso, nós contamos com vasta experiência na localização de pessoas e animais desaparecidos, com detetives treinados e capacitados e com as melhores e mais modernas ferramentas, facilitando a localização seja qual a causa do desaparecimento.


Mas afinal de contas o que é uma pessoa desaparecida?

Uma pessoa desaparecida é alguém que desapareceu por um período de tempo por razões desconhecidas. Um mal-entendido comum é que uma pessoa deve estar desaparecida por 72 horas antes de ser legalmente classificada como uma “pessoa desaparecida”. O boletim deve ser realizado imediatamente após a identificação do sumiço. No caso de crianças e adolescentes, a Lei nº 11.259/2005 ainda garante que uma investigação deve começar imediatamente. A urgência em contatar as autoridades e um detetive particular é extremamente importante para iniciar uma investigação imediatamente.


A investigação particular é a opção ideal para você que busca localizar alguém em busca de justiça, alguém que desapareceu sem dar notícias, um animal de estimação que fugiu de casa, ou até mesmo familiares que foram embora em busca de um novo destino. Através de um procedimento analisado – que pode ser demorado ou rápido –, as suas chances de encontrar pessoa desaparecida aumentam. Mesmo porque, o profissional terá de utilizar de técnicas específicas e desempenhar seu serviço da melhor maneira possível, a fim de atender o pedido do interessado.


Devo ter esperança em encontrar pessoa desaparecida ou animal desaparecido com a investigação particular?


Cada caso é um caso. E sempre será assim, então depende de vários fatores. Mas, o cliente pode ter esperanças, SIM. Como o detetive é um profissional especializado e qualificado para investigar e encontrar pessoa desaparecida, quem você deseja encontrar poderá ser localizado antes mesmo que do que você imagina. É importante que busque ajuda profissional o mais rápido possível, para que as chances de encontrar pessoa desaparecida sejam maiores.


Quando devo procurar um detetive particular para localizar uma pessoa ou animal desaparecido?

Nos casos de pessoas e animais desaparecidos, fica a cargo da polícia intervir. Isso porque ela é treinada para resolver com qualquer tipo de caso emergencial, desde uma situação violenta até um sequestro, pois possuem o conhecimento e a experiência para conduzir este tipo de investigação. Contudo, as autoridades policiais contam com algumas restrições de recursos. Além disso, com tantos casos, a polícia pode não conseguir atender a grande demanda de casos de desaparecimentos.


Diante disso, é possível recorrer aos serviços de um detetive particular, que estará pronto para direcionar toda a sua atenção imediatamente para o caso de cada cliente, realizando uma investigação completa para encontrar a pessoa ou animail desaparecido. Outro diferencial, é que o detetive particular pode se infiltrar em diferentes ambientes sem chamar a atenção.


Quando alguém recorre a um detetive particular, geralmente é porque se esgotaram todas as outras opções disponíveis. Contudo, quanto antes o processo investigativo começar, maiores são as chances de achar quem está sendo procurado, além de ser muito mais rápido. Por isso, é importante saber que rastrear e encontrar uma pessoa desaparecida é um dos tipos de investigação realizadas por um detetive particular.


Um detetive particular substitui o trabalho da polícia civil?

A resposta para essa pergunta pode parecer óbvia para algumas pessoas, mas ainda assim tem pessoas que ficam com dúvidas sobre isso. A resposta é não, o trabalho do detetive particular não substitui de forma nenhuma o da polícia civil. Ao notar o desaparecimento de um ente querido, a primeira ação a ser tomada é entrar em contato com a polícia, que será responsável por fornecer as orientações iniciais. Independente se optar pela contratação de um detetive particular ou não, o serviço policial divil ainda é extremamente importante nos casos de desaparecimento.



Some image

Serviço de Rastreamento de Veículos em Igrejinha RS

Para quem não conhece, o monitoramento veicular também é usado por detetives particulares e serve para encontrar um carro, bem como, acompanhar em tempo real onde ele está. Além de segurança, esse serviço é bastante utilizado para identificar com exatidão os locais em que o veículo passou.


O rastreamento do veículo é realizado através de um rastreador pessoal veicular com acompanhamento feito em tempo real, 24 horas por dia. A contratação desse serviço garante ao contratado a proteção por segredo profissional conforme o artigo 154, e recebe garantia de anonimato.


O rastreamento veicular permite ao cliente descobrir o paradeiro de parentes, namorada, cônjuge com facilidade e agilidade, além de ajudar na sua segurança e também no conforto da família.

Vantagens de contratar serviço de rastreamento veiculos

Nesses casos, o investigador fica à espreita até perceber que o veículo ficará certo tempo sem movimentação. Em seguida, instala um dispositivo bem pequeno e imperceptível, capaz de rastrear o carro aonde ele for. A partir desse aparelho, o detetive será capaz de saber onde se encontra o automóvel e por onde se movimentou. Esse serviço pode ser realizado a qualquer hora do dia ou da noite.


Essa situação confere certa independência ao cliente. Nesse tipo de monitoramento, o contratante não tem que ficar entrando em contato com o detetive tempo todo. O próprio profissional se prontifica para tirar dúvidas ou ir atrás de resultados. Esse tipo de facilidade resulta em evidências direto na mão do cliente. Assim, ele poderá tomar as ações que acredite ser necessárias a qualquer momento, sem ter que esperar por resultados de dados ou outras informações adicionais.


Benefícios ao contratar o serviço de rastreamento veiculos

Um dos principais benefícios de ter um veículo com um dispositivo de monitoramento é em relação a casos de roubo e furto. Em caso de um acontecimento como esse, a pessoa será capaz de identificar imediatamente o paradeiro do veículo roubado. Dessa forma, é possível informar à polícia com precisão o local onde se encontra o carro.


Normalmente, o monitoramento de veículos é bastante requisitado no meio corporativo. Entretanto, não significa que não possa trazer benefícios para a sua vida pessoal. Em diversas ocasiões é de extrema importância saber onde está o seu carro em caso de acontecimento de situações de emergência, que não podemos prever quando ocorrerão.



Some image

Quanto Custa Um Detetive Particular em Igrejinha RS


Uma das principais dúvidas ao procurar o serviço de um detetive particular é a seguinte: Quanto custa contratar um detetive particular?


Mas antes de falarmos de custo do serviço de um detetive particular, o fato é que quem procura um detetive particular busca, acima de tudo, se livrar desses sentimentos que chegaram ao máximo do suportável. Afinal, deliberadamente ninguém paga caro para reunir provas de deslealdade, mentira, roubo, desaparecimento, etc.. Relações afetivas ou profissionais de décadas podem estar em jogo e qualquer erro no trabalho pode ser irreversível.


O valor e o tempo de investigação vão depender da complexidade do caso. É preciso considerar todas as variáveis: desde a quantidade de informação disponível para o detetive ao número de pessoas envolvidas.


Os custos de um detetive particular envolvem equipamentos de última geração como máquinas fotográficas, celulares, gravadores de áudio, microfones, GPS, entre outros. Além disso, há o treinamento de excelentes profissionais que devem ser precisos na execução de suas tarefas.


Também é importante ressaltar que os detetives podem facilitar o pagamento conforme suas disponibilidades e as contratações também respeitam as agendas dos investigadores e suas equipes. Outro fator que merece ser comentado, é o que em alguns casos, o trabalho costuma ser concluído antes do esperado, o que resulta em uma economia significativa para o cliente contratante do serviço de investigação particular.


A história da investigação


A história da investigação criminal no Brasil foi evoluindo, ao longo dos anos, na mesma proporção que as novas tecnologias foram surgindo. Estas tecnologias vieram para auxiliar e agilizar ainda mais a resolução dos casos, desde os mais fáceis até os mais complexos, aqueles cuja demanda leva mais tempo para a apuração dos fatos, afim de se chegar a uma resposta concreta e com 100% de certeza.


Esse modelo adotado de investigação no Brasil teve a sua origem no século 17. O delegado que conhecemos hoje em dia, recebia o nome de “Alcaide”, e assim como o delegado, ele possuía a função de fazer as diligências e prender os mau feitores da época. Mas foi a partir de 1871 que se iniciou a fazer as apurações des crimes, isto é, o inquérito policial para se resolver os casos.


Detetive Particulares, o Sherlock Holmes dos Tempos Modernos


Quando se pensa em detetive particular, logo vem à mente, o personagem britânico mais famoso do mundo das investigações, Sherlock Holmes. Em suas diversas histórias, Sherlock solucionava casos insolúveis, através de seu faro detetive por pistas e sua lógica dedutiva. O que acontece nos dias de hoje com os mais diversos “Sherlock Holmes” que existem no Brasil e que tem no personagem, a inspiração para conseguir resolver os inúmeros casos fáceis e difíceis que existem.


É o que buscamos fazer, com uma apuração forte, sigilosa, segura e assim proporcionando um melhor resultado de investigação e conseguindo através de pistas obter a resposta final e certeira para o cliente. Só se diferenciando do Sherlock Holmes famoso, na questão do auxílio das inúmeras tecnologias que proporcionaram a resolução dos casos cada vez mais rápido, algo que o personagem não contava no final do século 19.


Detetive Ricardo Maio orienta o que fazer quando tiver um carro lhe seguindo


Some image
FoxHound Investigações Detetive Particular
Cidade: Igrejinha
Estado - País: Rio Grande do Sul - BRA
Email : contato@foxhoundinvestigacoes.com.br
Url:

Detetive Particular RS

Veja as outras cidades do Rio Grande do Sul onde oferecemos o serviço de detetive particular

Detetive Particular RS

Dados de Igrejinha - RS
Area em km2= 135
Populacao = 31660
PIB Per Capta = R$ 39351

HISTORIA

Colonização

A história de Igrejinha inicia muito antes de sua emancipação, ocorrida em 1964; ela remonta ao ano de 1814, quando foi concedida a Antônio Borges de Almeida Leães uma sesmaria que compreendia os atuais territórios de Taquara, de Igrejinha e de Três Coroas. Em 1845, Tristão José Monteiro adquiriu a sesmaria e criou a Colônia de Santa Maria do Mundo Novo. A partir de 1846 muitos imigrantes alemães vindos do vale dos Sinos, especialmente de São Leopoldo e de Dois Irmãos, e alguns diretamente da Alemanha, fixaram-se nesta colônia e aos poucos espalharam-se, principalmente pelas margens do rio Santa Maria, hoje chamado de rio Paranhana.

A colônia dividia-se em três seções: Baixa Santa Maria – hoje Taquara, Média Santa Maria – hoje Igrejinha e Alta Santa Maria – hoje Três Coroas. Foi na Média Santa Maria, que Tristão Monteiro construiu a primeira casa de alvenaria do vale, a chamada "Casa de Pedra". Esta casa foi construída para instalar a capatazia e o armazém de abastecimento dos primeiros colonos e do pessoal que procedia a medição das terras do vale.

Nesta época ocorreram diversos e sangrentos conflitos entre imigrantes e índios, acarretando na completa exterminação dos caingangues na região. O conflito mais conhecido é chamado de Tragédia da família Waterpull, onde os índios atacaram a fazenda da família, mataram os homens e sequestraram as mulheres. Este sequestro somente terminou através de uma operação do Exército Imperial Brasileiro.

Origem do nome

Igrejinha em 1930

Construída de madeira pelos próprios moradores, a primeira igreja existente em toda região foi inaugurada em 1863. Ela se localizada próxima às margens do rio Paranhana, de fronte ao local onde hoje está construída a igreja evangélica Gabriel de Igrejinha.

A antiga picada Porto Alegre – São Francisco de Paula (atual RS-020), era rota dos tropeiros de gado que seguiam para São Paulo ou, desciam para Porto Alegre. Desta estrada, que passa sobre regiões montanhosas de Igrejinha, era possível visualizar a pequena igreja. Logo estes viajantes começaram a utilizar a construção como ponto de referência. Foram os tropeiros que começaram a chamar de Igrejinha a localidade até então conhecida por Média Santa Maria, exclamando a cada vez que a avistavam: - Lá esta a igrejinha!

Progresso econômico

Em meados de 1904 a população reuniu-se e construiu a primeira ponte de Igrejinha sobre o rio Paranhana. Em 1912 o comerciante João Kichler construiu uma barragem e um moinho de água no rio para descascar arroz. No moinho instalou uma turbina geradora de energia elétrica, o que possibilitou a instalação de uma rede elétrica para cada lado do rio, fornecendo eletricidade para os domicílios de toda a localidade. Igrejinha foi a pioneira em iluminação elétrica domiciliar em toda a região.

No ano de 1913, foi construído o ramal Taquara-Canela da rede ferroviária da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Os trilhos acompanhavam o curso do rio. Graças à construção da malha ferroviária, a localidade de Igrejinha teve seu nome oficializado. Igrejinha recebeu uma estação ferroviária (localizada onde hoje está o cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Rua João Correa) e uma ponte. O tráfego ferroviário deu um grande impulso ao progresso da localidade, por facilitar o escoamento da produção.

Por volta de 1930 foi iniciada a primeira empresa que fabricava calçados e artefatos de couro. A partir de então e até 1955 houve um verdadeiro surto de empresas neste ramo.

Emancipação política

Estação férrea de Igrejinha em 1922 Pelo Ato Municipal nº 1, de 1 de janeiro de 1935, Igrejinha foi transformada em 8º distrito do município de Taquara.

Graças ao esforço de muitos industriários e comerciantes igrejinhenses, em 1 de junho de 1964 o então governador do estado, senhor Ildo Meneghetti, assinou a Lei nº 4.733, transformando Igrejinha em município, emancipado de Taquara. O município foi oficialmente instalado em 9 de fevereiro de 1965, tendo como prefeito o senhor João Darcy Rheinheimer e compondo a câmara municipal os senhores: Paulo Arthur Maria Spohr, Hugo Sperb, Selson Flesch, Pedro Ivan Sparrenberger, Edgar Willy Wolf, Acy Fetter e Carlito Kullmann.

Passados mais de 160 anos após a chegada dos primeiros imigrantes alemães à Igrejinha, a cidade, ainda hoje possui população predominantemente de origem alemã e é uma das maiores produtoras de calçados femininos do Brasil. A herança germânica, misturada às dificuldades da colonização da região, deu ao município as feições atuais.

Ver artigo principal: História de Igrejinha Colonização[editar | editar código-fonte] A história de Igrejinha inicia muito antes de sua emancipação, ocorrida em 1964; ela remonta ao ano de 1814, quando foi concedida a Antônio Borges de Almeida Leães uma sesmaria que compreendia os atuais territórios de Taquara, de Igrejinha e de Três Coroas. Em 1845, Tristão José Monteiro adquiriu a sesmaria e criou a Colônia de Santa Maria do Mundo Novo. A partir de 1846 muitos imigrantes alemães vindos do vale dos Sinos, especialmente de São Leopoldo e de Dois Irmãos, e alguns diretamente da Alemanha, fixaram-se nesta colônia e aos poucos espalharam-se, principalmente pelas margens do rio Santa Maria, hoje chamado de rio Paranhana.[11] A colônia dividia-se em três seções: Baixa Santa Maria – hoje Taquara, Média Santa Maria – hoje Igrejinha e Alta Santa Maria – hoje Três Coroas. Foi na Média Santa Maria, que Tristão Monteiro construiu a primeira casa de alvenaria do vale, a chamada "Casa de Pedra". Esta casa foi construída para instalar a capatazia e o armazém de abastecimento dos primeiros colonos e do pessoal que procedia a medição das terras do vale.[12][13] Nesta época ocorreram diversos e sangrentos conflitos entre imigrantes e índios, acarretando na completa exterminação dos caingangues na região. O conflito mais conhecido é chamado de Tragédia da família Watenpuhl, onde os índios atacaram a fazenda da família, mataram os homens e sequestraram as mulheres. Este sequestro somente terminou através de uma operação do Exército Imperial Brasileiro.[14] Origem do nome[editar | editar código-fonte] Igrejinha em 1930 Construída de madeira pelos próprios moradores, a primeira igreja existente em toda região foi inaugurada em 1863. Ela se localizada próxima às margens do rio Paranhana, de fronte ao local onde hoje está construída a igreja evangélica Gabriel de Igrejinha.[15] A antiga picada Porto Alegre – São Francisco de Paula (atual RS-020), era rota dos tropeiros de gado que seguiam para São Paulo ou, desciam para Porto Alegre. Desta estrada, que passa sobre regiões montanhosas de Igrejinha, era possível visualizar a pequena igreja. Logo estes viajantes começaram a utilizar a construção como ponto de referência. Foram os tropeiros que começaram a chamar de Igrejinha a localidade até então conhecida por Média Santa Maria, exclamando a cada vez que a avistavam: - Lá esta a igrejinha![16][17] Progresso econômico[editar | editar código-fonte] Em meados de 1904 a população reuniu-se e construiu a primeira ponte de Igrejinha sobre o rio Paranhana. Em 1912 o comerciante João Kichler construiu uma barragem e um moinho de água no rio para descascar arroz. No moinho instalou uma turbina geradora de energia elétrica, o que possibilitou a instalação de uma rede elétrica para cada lado do rio, fornecendo eletricidade para os domicílios de toda a localidade. Igrejinha foi a pioneira em iluminação elétrica domiciliar em toda a região.[18] No ano de 1913, foi construído o ramal Taquara-Canela da rede ferroviária da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Os trilhos acompanhavam o curso do rio. Graças à construção da malha ferroviária, a localidade de Igrejinha teve seu nome oficializado. Igrejinha recebeu uma estação ferroviária (localizada onde hoje está o cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Rua João Correa) e uma ponte. O tráfego ferroviário deu um grande impulso ao progresso da localidade, por facilitar o escoamento da produção.[19] Por volta de 1930 foi iniciada a primeira empresa que fabricava calçados e artefatos de couro. A partir de então e até 1955 houve um verdadeiro surto de empresas neste ramo. Emancipação política[editar | editar código-fonte] Estação férrea de Igrejinha em 1922 Pelo Ato Municipal nº 1, de 1 de janeiro de 1935, Igrejinha foi transformada em 8º distrito do município de Taquara. Graças ao esforço de muitos industriários e comerciantes igrejinhenses, em 1 de junho de 1964 o então governador do estado, senhor Ildo Meneghetti, assinou a Lei nº 4.733, transformando Igrejinha em município, emancipado de Taquara. O município foi oficialmente instalado em 9 de fevereiro de 1965, tendo como prefeito o senhor João Darcy Rheinheimer e compondo a câmara municipal os senhores: Paulo Arthur Maria Spohr, Hugo Sperb, Selson Flesch, Pedro Ivan Sparrenberger, Edgar Willy Wolf, Acy Fetter e Carlito Kullmann. Passados mais de 160 anos após a chegada dos primeiros imigrantes alemães à Igrejinha, a cidade, ainda hoje possui população predominantemente de origem alemã e é uma das maiores produtoras de calçados femininos do Brasil. A herança germânica, misturada às dificuldades da colonização da região, deu ao município as feições atuais.[20]
ECONOMIA

Como em toda a região do vale do Rio dos Sinos, a cidade tem uma economia principalmente voltada à produção do calçado; mas conta também com um forte setor de serviços e comércio. Segundo o IBGE, existiam no município, em 2012, 1.844 empresas atuantes. A força de trabalho formal em Igrejinha era de 10.573 pessoas em 2000, sendo 7.811 na indústria, 2.200 no setor de serviços e 562 no comércio.

O produto interno bruto igrejinhense foi de R$ 867.611.000,00 em 2011, gerando uma média per capita de R$ 27.082,38. Destes R$ 3.935.000,00 provém da agropecuária; R$ 388.473.000,00 é acrescentado pela indústria, R$ 343.527.000,00 é adicionado pelos serviços e R$ 131.677.000,00 provém de impostos.

Algumas informacões sobre a economia e população da cidade. A cidade de Igrejinha localizada no estado de Rio Grande do Sul tem uma área de 135.9 de quilometros quadrados. A população total de Igrejinha é de 31660 pessoas, sendo 15461 homens e 16199 mulheres. A população na área urbana de Igrejinha RS é de 30190pessoas, já a população da árae rual é de 1470 pessoas. A Densidade demográfica de Igrejinha RS é de 233.03. A densidade demegráfica é a medida expressada pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais). É geralmente expressada em habitantes por quilômetro quadrado. Veja mais no link a seguir Densidade Demográfica Wikipedia. Outra informação que temos sobre a população de Igrejinha RS é que 22.24% tem entre 0 e 14 anos de idade; 71.29% tem entre 15 e 64 anos de idade; e 6.47% tem acima de 64 anos de idade. Conforme os dados, a maior população da cidade de Igrejinha localizada no estado de Rio Grande do Sul são as pessoas de 15 a 64 anos de idade, ou seja, existem mais adultos no município. Em termos de ecnomia isso é bom pois tem mais pessoas trabalhando e gerando riqueza para o país. Algumas informacões sobre a economia e população da cidade. A cidade de Igrejinha localizada no estado de Rio Grande do Sul tem uma área de 135.9 de quilometros quadrados. A população total de Igrejinha é de 31660 pessoas, sendo 15461 homens e 16199 mulheres. A população na área urbana de Igrejinha RS é de 30190pessoas, já a população da árae rual é de 1470 pessoas. A Densidade demográfica de Igrejinha RS é de 233.03. A densidade demegráfica é a medida expressada pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais). É geralmente expressada em habitantes por quilômetro quadrado. Veja mais no link a seguir Densidade Demográfica Wikipedia. Outra informação que temos sobre a população de Igrejinha RS é que 22.24% tem entre 0 e 14 anos de idade; 71.29% tem entre 15 e 64 anos de idade; e 6.47% tem acima de 64 anos de idade. Conforme os dados, a maior população da cidade de Igrejinha localizada no estado de Rio Grande do Sul são as pessoas de 15 a 64 anos de idade, ou seja, existem mais adultos no município. Em termos de ecnomia isso é bom pois tem mais pessoas trabalhando e gerando riqueza para o país. Como em toda a região do vale do Rio dos Sinos, a cidade tem uma economia principalmente voltada à produção do calçado; mas conta também com um forte setor de serviços e comércio. Segundo o IBGE, existiam no município, em 2012, 1.844 empresas atuantes. A força de trabalho formal em Igrejinha era de 10.573 pessoas em 2000, sendo 7.811 na indústria, 2.200 no setor de serviços e 562 no comércio.[32] O produto interno bruto igrejinhense foi de R$ 867.611.000,00 em 2011, gerando uma média per capita de R$ 27.082,38. Destes R$ 3.935.000,00 provém da agropecuária; R$ 388.473.000,00 é acrescentado pela indústria, R$ 343.527.000,00 é adicionado pelos serviços e R$ 131.677.000,00 provém de impostos.[33] Composição da economia de Igrejinha em 2005[34] Agricultura 0 93 % Indústria 50 47 % Comércio/Serviços 48 61 % Agricultura[editar | editar código-fonte] Produto Produção Mandioca 1800 toneladas Batata inglesa 838 toneladas Milho 720 toneladas Cana-de-açúcar 500 toneladas Laranja 280 toneladas Batata-doce 190 toneladas Goiaba 120 toneladas Banana 88 toneladas Limão 80 toneladas Tomate 80 toneladas Tangerina 50 toneladas Feijão 48 toneladas Uva 40 toneladas Principais produtos agrícolas e frutíferos de Igrejinha, segundo IBGE em 2006[35][36] Dentre os três setores da economia, o de agricultura e pecuária é o que representa menor valor agregado ao PIB. Mesmo assim, o município tem uma produção considerável, principalmente de hortifrutigranjeiros. Principal produto agrícola de Igrejinha, a mandioca foi plantada, em 2006, em 180 hectares, sendo colhidas 1.800 toneladas, gerando um incremento de R$ 1.585.000,00 ao produto interno bruto de Igrejinha. Outros produtos que merecem ser citados são a batata inglesa, com produção de 838 toneladas; o milho, com produção de 720 toneladas; a cana-de-açúcar, com produção de 500 toneladas; a laranja com produção de 280 toneladas; e a batata-doce, com produção de 190 toneladas. Nos últimos anos o governo municipal vêm apoiando a plantação de videiras, o que deverá elevar a produção de uva que atualmente está em 40 toneladas anuais. Segundo o IBGE em 2008 Igrejinha possuía um rebanho de 5.460 bovinos, 257 suínos, 150 equinos, 140 bubalinos, 117 coelhos, 273 ovinos, 70 caprinos e 8.824 aves.[37] Neste mesmo ano, a cidade produziu 9.041 quilogramas de mel. A produção de leite de vaca ultrapassou os 1.339.000 litros. Foram produzidos 50 mil dúzias de ovos de galinha e 23 mil dúzias de ovos de codornas. Também se produziu 243 quilogramas de lã.[37] A silvicultura do município teve uma produção de 6.458 metros cúbicos de lenha, 43 metros cúbicos de madeira em tora, 50 toneladas de carvão vegetal, 438 toneladas de casca de acácia negra e 11 toneladas de erva-mate.[38] Comércio[editar | editar código-fonte] Comércio na RS-115 em Igrejinha. O município possui um fortíssimo comércio, sendo conhecido estadualmente pelo turismo de compras, proporcionado pela grande quantidade de lojas de calçados e artigos em couro localizadas na rodovia RS-115, principal acesso a Gramado e Canela.[39] Entre as principais lojas estão a Varejo Piccadilly, a Sapatu's, a McBennet, a BannyPel, a Malhas Daiane, entre outras.[40] A cidade também conta com um bom número de lojas de vestuário, materiais de construção, eletrodomésticos, móveis, entre outras, em sua área mais central.[41] Indústria[editar | editar código-fonte] A economia industrial igrejinhense é baseada na produção de calçados femininos. Igrejinha conta com mais de 750 indústrias, de pequeno, médio e grande porte, sendo que a maioria atua no setor calçadista.[42] Estas indústrias produzem 19 milhões de pares de calçados ao ano, o que equivale a mais de 2,5% de todo o calçado fabricado no país,[43] e empregam diretamente mais de 5,5 mil pessoas.[43] Entre as empresas mais conhecidas e fundadas no município estão a Piccadilly[44] e a Beira-Rio/Vizzano.[45][46] Desde o início do século, a economia industrial de Igrejinha vêm se diversificando com o fortalecimento do pólo moveleiro do Paranhana[47] e com a instalação da unidade produtiva da Nova Schin,[48] considerada a mais moderna do Grupo Schincariol.[49][50] Esta última é responsável pela vinda de outros investimentos para a região.
TURISMO

A cultura da cidade é fortemente influenciada pela cultura germânica, trazida e cultivada pelos imigrantes alemães que colonizaram a região. Demonstrações da cultura alemã podem ser vistas na arquitetura enxaimel, nas diversas sociedades de canto, nas festas, nos grupos de danças e nos Ternos de Atiradores. O dialeto Riograndenser Hunsrückisch, do alemão, ainda hoje é falado por um número considerável de pessoas, principalmente entre os moradores mais antigos.

Para cultivar a cultura da do município foi criada através da Lei Municipal 971 de 1987[92] a Fundação Cultural.[93] Esta instituição, mantida pela Prefeitura, mantém a Biblioteca Pública Municipal - com mais de 22 mil obras, a Discoteca Elis Regina - com um acervo de milhares de discos de vinil, o Coral Municipal, o Museu Professor Gustavo Koetz, uma galeria de arte com obras de artistas locais, e o grupo de danças folclóricas alemãs Kirchleinburg.[94] Ainda existem diversos outros grupos de danças ligados a outras entidades culturais ou às escolas.

A cultura alemã está presente em diversas festividades da cidade como nos bailes de Kerb,[100] uma espécie de quermesse para homenagear os antepassados; nos Bailes do Chope, grandes bailes realizados nas sociedades locais; e na Oktoberfest, um festival das tradições alemãs. Em julho de 2008 a Oktoberfest de Igrejinha foi reconhecida pela assembleia legislativa como patrimônio cultural do estado do Rio Grande do Sul,[101][102] e hoje ela é considerada o maior evento comunitário do país.[9] O espírito comunitário da população é tão grande que mais de 10% dos habitantes (cerca 3 mil pessoas) trabalham voluntariamente durante a Oktoberfest. O resultado final da festa é revertido em doações para entidades filantrópicas e públicas, das áreas da saúde, educação, segurança e cultural. Somente no ano de 2007 foram doados mais de 1 milhão de reais.

A cultura italiana é demonstrada na Festa dos Italianos, também chamado de Baile do Vinho.

A Casa do Imigrante ou Museu Professor Gustavo Koetz, é um centro cultural histórico sobre a vida do músico e professor Gustavo Koetz e sobre a colonização alemã no município.[106] Neste museu pode-se ver móveis e utensílios agrícolas dos imigrantes, além de instrumentos musicais e partituras das músicas compostas pelo professor. Outro museu de Igrejinha é o Memória da Oktoberfest, localizado na Vila Germânica do Parque de Eventos Almiro Grings (Parque da Oktoberfest). Este museu conta com um acervo de fotografias, dados, documentos e trajes típicos sobre a Oktoberfest de Igrejinha.

Ver artigo principal: Turismo em Igrejinha Morro da Cruz na localidade de Serra Grande Pórtico do Parque da Oktoberfest de Igrejinha Igrejinha é nacionalmente conhecida pelo turismo de compras de calçados.[39] Localizada na principal rota de acesso à Região das Hortênsias, a cidade é ponto de parada dos turistas para compras de calçados e artigos de couro, nas lojas localizadas as margens da RS-115. O parque Ecoland, um parque ecológico privado com lagos, mata nativa e animais silvestres, atrai muitos turistas.[107] Localizada em uma região montanhosa o município possui diversas atrações naturais. Os principais atrativos são a Cascata de Solitária - localizada na localidade de mesmo nome, a Cascata dos Italianos - localizada em Linha Caloni, e a Toca dos Bugres - uma caverna também localizada em Linha Caloni que serviu de moradia para os índios habitantes da região. Algumas montanhas também atraem turistas como o Morro dos Alpes - o ponto mais alto do município com 773 metros de altitude, o Morro Alto da Pedra - localizado a 700 metros acima do nível do mar e utilizado para decolagens de Asa-delta e de Parapente (voo livre), e o Monte da Fé, mais conhecido como morro da cruz - um morro com cerca de 670 metros de altitude onde foi construída uma cruz com 30 metros de altura. Estes três morros estão localizados na localidade de Serra Grande.[108] O principal evento da cidade é a Oktoberfest, um festival das tradições germânicas, realizada anualmente no mês de outubro, desde 1988. Além do tradicional chope, o evento oferece ao público o melhor da gastronomia típica alemã, produtos coloniais, bandinhas e orquestras, shows nacionais, desfiles de rua, mostras culturais, concursos de chope em metro e jogos germânicos. A cada ano a festa recebe cerca de 200 mil turistas.[109][110] Outro evento importante é a Feira do Livro,[111] realizada desde o ano 2001, durante a semana de aniversário de emancipação do município, no início do mês de junho. Em seus primeiros anos foi realizada na praça Dona Luiza, mas devido ao aumento do número de visitantes, desde o ano 2013 o evento é realizado no Parque de Eventos Almiro Grings. Referências ? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008  ? Correio do Povo (27 de dezembro de 2011). «Igrejinha passa a fazer parte da Região Metropolitana de Porto Alegre». Consultado em 21 de janeiro de 2013  ? Igrejinha.rs.gov.br. «Distâncias entre cidades». Consultado em 15 de março de 2008. Arquivado do original em 31 de maio de 2008  ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010  ? «Estimativas populacionais para os municípios e para as Unidades da Federação brasileiros em 01.07.2016» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 24 de junho de 2017  ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008  ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2013». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 24 de janeiro de 2015  ? IBGE. «Estimativa da população». IBGE. Consultado em 21 de agosto de 2014  ? a b Oktoberfest.org.br. «Jornal da Oktoberfest de Igrejinha» (PDF). Consultado em 20 de outubro de 2007 [ligação inativa] ? Charutos e Bebidas. «Reportagem: Oktoberfest». Consultado em 11 de dezembro de 2007  ? Igrejinha.rs.gov.br. «História de Igrejinha». Consultado em 24 de março de 2008. Arquivado do original em 31 de maio de 2008  ? Igrejinha.rs.gov.br. «História da Casa de Pedra». Consultado em 24 de março de 2008. Arquivado do original em 31 de maio de 2008  ? Prefeitura Municipal. «História de Igrejinha». Consultado em 5 de agosto de 2014  ? RBS TV. «Tragédia da família Waterpull». Consultado em 16 de abril de 2010 [ligação inativa] ? Oktoberfest.org.br. «Igreja Gabriel». Consultado em 16 de abril de 2010  ? Portal Igrejinha. «Origem do Nome de Igrejinha». Consultado em 24 de março de 2008 [ligação inativa] ? Oktoberfest.org.br. «Por que Igrejinha?». Consultado em 16 de abril de 2010  ? A Saga dos Alemães III - Página 342 ? a b Estações Ferroviárias. «Estação ferroviária de Igrejinha». Consultado em 24 de março de 2008  ? FAMURS. «Dados históricos de Igrejinha». Consultado em 24 de março de 2008  ? FAMURS. «Dados geográficos de Igrejinha». Consultado em 24 de março de 2008. Arquivado do original em 31 de maio de 2008  ? Prefeitura Municipal. «Informações de Igrejinha». Consultado em 5 de agosto de 2014  ? UFSM. «Dados sobre a Encosta Inferior do Nordeste». Consultado em 22 de março de 2008  ? a b Igrejinha, história que o tempo registra - BRUSSIUS, Marina. FLECK, Sigrid Izar. 1991 - p.79 ? Oktoberfest.org.br. «Dados sobre a altitude de Igrejinha». Consultado em 22 de março de 2008. Arquivado do original em 5 de agosto de 2007  ? Igrejinha, uma história em construção - SANDER, Berenice Fülber. MOHR, Flávia Corso. 2004 - p.14 ? Igrejinha, história que o tempo registra - BRUSSIUS, Marina. FLECK, Sigrid Izar. 1991 - p.86 ? Weather Underground. «Dados sobre o clima de Igrejinha». Consultado em 18 de maio de 2008  ? a b «Clima: Igrejinha». Climate-Data.org. Consultado em 15 de julho de 2015. Cópia arquivada em 17 de julho de 2015  ? Igrejinha, uma história em construção - SANDER, Berenice Fülber. MOHR, Flávia Corso. 2004 - p.13 ? Igrejinha, história que o tempo registra - BRUSSIUS, Marina. FLECK, Sigrid Izar. 1991 - p.83 ? Oktoberfest. «Dados sobre a economia de Igrejinha». Consultado em 22 de março de 2008  ? IBGE. «Informações sobre Produto Interno Bruto». Consultado em 5 de agosto de 2014  ? FAMURS. «Dados sobre a economia de Igrejinha». Consultado em 24 de março de 2008  ? IBGE. «Dados sobre a lavoura permanente de Igrejinha». Consultado em 16 de março de 2008  ? IBGE. «Dados sobre a lavoura temporária de Igrejinha». Consultado em 16 de março de 2008  ? a b IBGE. «Dados sobre a pecuária de Igrejinha». Consultado em 14 de abril de 2010  ? IBGE. «Dados sobre a silvicultura de Igrejinha». Consultado em 14 de abril de 2010  ? a b Setur.rs.gov.br. «Turismo de compras em Igrejinha». Consultado em 15 de abril de 2010  ? 160 anos da cultura alemã em Igrejinha - REINHEIMER, Dalva Neraci. SMANIOTTO, Elaine. 2006. - p.139 ? CDL. «Camara de Dirigentes Lojistas de Igrejinha». Consultado em 15 de abril de 2010  ? IBGE. «Dados sobre a estrutura empresarial de Igrejinha». Consultado em 16 de março de 2008  ? a b AbiCalçados. «Pólos produtores de calçados». Consultado em 12 de abril de 2008. Arquivado do original em 10 de março de 2008  ? Piccadilly. «Site da empresa». Consultado em 14 de abril de 2010  ? Beira Rio. «Histórico da empresa». Consultado em 14 de abril de 2010  ? Sindicato da Industria de Calçados de Igrejinha. «Associados». Consultado em 14 de abril de 2010  ? AFAMEP. «Associação organizadora da Femóveis». Consultado em 5 de abril de 2008  ? Intelog. «Reportagem: O efeito Shincariol em Igrejinha». Consultado em 11 de abril de 2010  ? ISTOÉ Dinheiro. «Reportagem: A arrancada da Nova Schin». Consultado em 11 de abril de 2010  ? al.rs.gov.br. «Reportagem: Schincariol inaugura fábrica em Igrejinha». Consultado em 11 de abril de 2010  ? Câmara de Vereadores. «Vereadores de Igrejinha». Consultado em 26 de novembro de 2007  ? FAMURS. «Dados sobre a demografia de Igrejinha». Consultado em 27 de março de 2008  ? IBGE. «Dados sobre os eleitores de Igrejinha». Consultado em 18 de março de 2008  ? PNUD Brasil. «Atlas do Desenvolvimento Humano 2013». Consultado em 5 de agosto de 2014  ? IBGE. «Índice de Desenvolvimento Humano». Consultado em 5 de agosto de 2014  ? PNDU. «Atlas do Desenvolvimento Humano». Consultado em 5 de agosto de 2014  ? FEE. «Série histórica do IDESE». Consultado em 5 de agosto de 2014  ? Câmara de Vereadores. «Lista de bairros». Consultado em 26 de novembro de 2007. Arquivado do original em 8 de julho de 2007  ? Igrejinha, história que o tempo registra - BRUSSIUS, Marina. FLECK, Sigrid Izar. 1991 - p.48 ? Igrejinha, história que o tempo registra - BRUSSIUS, Marina. FLECK, Sigrid Izar. 1991 - p.45 ? Igrejinha, história que o tempo registra - BRUSSIUS, Marina. FLECK, Sigrid Izar. 1991 - p.46 ? Verbandsgemeinde Simmern/Hunsrück. «Partnerstadt Igrejinha». Consultado em 16 de agosto de 2014  ? Oktoberfest de Igrejinha. «Igrejinha é cidade-irmã de Simmern, na Alemanha». Consultado em 16 de agosto de 2014  ? Sulgás. «Rede do Vale do Paranhana» (PDF). Consultado em 12 de abril de 2008  ? Sulgás. «Postos GNV». Consultado em 12 de abril de 2008  ? Igrejinha.rs.gov.br. «Hospedagem em Igrejinha». Consultado em 13 de fevereiro de 2008  ? Igrejinha.rs.gov.br. «Gastronomia em Igrejinha». Consultado em 13 de fevereiro de 2008  ? Folha Online. «Reportagem: Destaque na educação». Consultado em 11 de abril de 2010  ? Folha Online. «Reportagem: Avaliação faz educação melhorar em Igrejinha». Consultado em 11 de abril de 2010  ? INEP. «Igrejinha implantou avaliação institucional». Consultado em 11 de abril de 2010  ? Ministério da Educação. «Dados sobre o Ideb de Igrejinha». Consultado em 8 de julho de 2008. Arquivado do original em 9 de Outubro de 2007  ? IBGE. «Dados sobre a educação em Igrejinha». Consultado em 6 de maio de 2008  ? IBGE. «Dados sobre a população de Igrejinha». Consultado em 6 de maio de 2008  ? IBGE. «Dados da Saúde de Igrejinha». IBGE. Consultado em 4 de agosto de 2013  ? a b Zero Hora. «Reportagem: Saúde de Igrejinha entre as 10 melhores do Brasil». Consultado em 22 de junho de 2008  ? IBGE. «Dados sobre a saúde em Igrejinha». Consultado em 6 de maio de 2008  ? a b PautaSocial.com.br. «Reportagem: Trabalho voluntário na Oktoberfest». Consultado em 12 de abril de 2008. Arquivado do original em 2 de junho de 2008  ? Amizade.fm.br. «Rádio Amizade». Consultado em 14 de abril de 2010  ? a b c Oktoberfest.org.br. «Dados sobre a infra-estrutura de Igrejinha». Consultado em 6 de janeiro de 2008  ? Guiatel. «Rio Grande do Sul». Consultado em 15 de abril de 2010. Arquivado do original em 23 de junho de 2011  ? «CEP de cidades brasileiras». Correios. Consultado em 15 de abril de 2010  ? IBGE. «Dados sobre a frota de Igrejinha». Consultado em 6 de maio de 2008  ? IBGE. «Dados sobre a frota de Igrejinha». IBGE. Consultado em 4 de agosto de 2014  ? FAMURS. «Dados sobre abastecimento de água em Igrejinha». Consultado em 6 de maio de 2008  ? Paranhana.org.br. «Número de policiais civis em Igrejinha». Consultado em 6 de maio de 2008  ? Brigada Militar. «1º BPAT». Consultado em 6 de maio de 2008. Arquivado do original em 14 de Setembro de 2010  ? Paranhana.org.br. «Número de policiais militares em Igrejinha». Consultado em 6 de maio de 2008  ? Pauta Social. «Reportagem: Oktoberfest doa viaturas». Consultado em 6 de maio de 2008. Arquivado do original em 2 de junho de 2008  ? Portal do Voluntário. «Reportagem: Bombeiros Voluntários de Igrejinha». Consultado em 2 de maio de 2008  ? a b Oktoberfest.org.br. «Doações da Oktoberfest em 2007» (DOC). Consultado em 12 de abril de 2008 [ligação inativa] ? Ssp.rs.gov.br. «Notícia: Bombeiros Regionais». Consultado em 8 de julho de 2008  ? Tce.rs.gov.br. «Lei Municipal 971/1987, criação da Fundação Cultural de Igrejinha» (DOC). Consultado em 28 de abril de 2008 [ligação inativa] ? Fundação Cultural de Igrejinha. «Blog da Fundação Cultural de Igrejinha». Consultado em 28 de abril de 2008 [ligação inativa] ? Kirchleinburg.org.br. «Site do grupo de danças Kirchleinburg». Consultado em 28 de abril de 2008. Arquivado do original em 31 de maio de 2008  ? LEI 14.061 - DECLARA INTEGRANTE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL A “LÍNGUA HUNSRIK”, DE ORIGEM GERMÂNICA ? LEI Nº 14.061, de 23 de julho de 2012 - Declara integrante do patrimônio histórico e cultural do estado do Rio Grande do Sul a língua hunsrik, de origem germânica ? Igrejinha, história que o tempo registra - BRUSSIUS, Marina. FLECK, Sigrid Izar. 1991 - p.37 ? Paranhana On-line. «Reportagem: Eventos de páscoa no Paranhana». Consultado em 18 de maio de 2008  ? Oktoberfest.org.br. «Vila Germânica de Igrejinha». Consultado em 28 de abril de 2008 [ligação inativa] ? BrasilAlemanha.com.br. «Kerb». Consultado em 11 de abril de 2010  ? Oktoberfest.org.br. «Reportagem: Oktoberfest é patrimônio cultural». Consultado em 13 de agosto de 2008 [ligação inativa] ? al.rs.gov.br. «Notícia: Oktoberfest é patrimônio cultural». Consultado em 13 de agosto de 2008  ? Oktoberfest.org.br. «Trabalho voluntário na Oktoberfest». Consultado em 12 de abril de 2008. Arquivado do original em 12 de dezembro de 2008  ? Oktoberfest.org.br. «Doações da Oktoberfest em 2003». Consultado em 12 de abril de 2008. Arquivado do original em 3 de março de 2009  ? Oktoberfest.org.br. «Doações da Oktoberfest em 2005». Consultado em 12 de abril de 2008. Arquivado do original em 28 de janeiro de 2006  ? Grings.org. «Reportagem: Mostra no Museu Gustavo Koetz». Consultado em 28 de abril de 2008  ? Jornal do Comércio (23 de dezembro de 2013). «Ecoland impulsiona o turismo em Igrejinha». Consultado em 20 de agosto de 2014  ? Paranhana.org.br. «Pontos turísticos do município». Consultado em 11 de abril de 2010  ? Welt.de. «Reportagem: Oktoberfest no Brasil» (em alemão). Consultado em 29 de abril de 2008  ? Oktoberfest.org.br. «História da Oktoberfest de Igrejinha». Consultado em 5 de abril de 2008. Arquivado do original em 23 de outubro de 2007  ? FAMURS. «Reportagem sobre a Feira do Livro». Consultado em 5 de abril de 2008 

Veja mais opcoes de detetive particular em em outras cidades.

Detetive Particular Em Garruchos Rs

Detetive Particular Em Gaurama Rs

Detetive Particular Em General Camara Rs

Detetive Particular Em Gentil Rs

Detetive Particular Em Getulio Vargas Rs

Detetive Particular Em Girua Rs

Detetive Particular Em Glorinha Rs

Detetive Particular Em Gramado Rs

Detetive Particular Em Gramado Dos Loureiros Rs

Detetive Particular Em Gramado Xavier Rs

Detetive Particular Em Gravatai Rs

Detetive Particular Em Guabiju Rs

Detetive Particular Em Guaiba Rs

Detetive Particular Em Guapore Rs

Detetive Particular Em Guarani Das Missoes Rs

Detetive Particular Em Harmonia Rs

Detetive Particular Em Herval Rs

Detetive Particular Em Herveiras Rs

Detetive Particular Em Horizontina Rs

Detetive Particular Em Hulha Negra Rs

Detetive Particular Em Humaita Rs

Detetive Particular Em Ibarama Rs

Detetive Particular Em Ibiaca Rs

Detetive Particular Em Ibiraiaras Rs

Detetive Particular Em Ibirapuita Rs

Detetive Particular Em Ibiruba Rs

Detetive Particular Em Igrejinha Rs

Conheça o Escritório de Contabilidade em Igrejinha RS


Contato pelo WhatsApp